O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, marcado para sexta-feira em Washington, não trará todas as respostas que as seleções esperam. À primeira vista, o evento definirá apenas a composição das 12 chaves do torneio. Porém, os horários e os locais das partidas só serão anunciados no sábado, em uma transmissão especial da Fifa.
A princípio, a definição dos grupos ocorrerá na sexta, às 13h (de Brasília), com transmissão da Sintonia Esportiva.
As bolinhas dos quatro potes formarão as chaves, cada uma com quatro equipes. Assim como nas edições anteriores, os times conhecerão seus adversários e a ordem dos jogos ainda na sexta — com exceção das seleções que ainda disputarão as repescagens em março.
+Leia Mais: Com Brasil no top 5, site projeta favoritas para a Copa de 2026
Ainda assim, a tabela completa só será conhecida no sábado, às 14h (de Brasília). A Fifa explicará os critérios, revelará horários e estádio de cada confronto e contará com a presença de ex-jogadores e especialistas para comentar os duelos. De acordo com a entidade, a decisão sobre horários levará em conta os fusos horários das seleções envolvidas, para garantir que torcedores do mundo inteiro possam acompanhar suas equipes em condições adequadas.
Como será o sorteio
Em primeiro lugar, a Fifa divulgou na semana passada a divisão dos potes da Copa de 2026. O Brasil está no pote 1 e será um dos cabeças de chave. Sobretudo, o novo formato do Mundial contará com 48 seleções distribuídas em 12 grupos.
P1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
P2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
P3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
P4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, repescagens da Europa (A, B, C e D) e repescagens intercontinentais 1 e 2.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/7/9/raSXWWSSyHCM8OEuHETw/martin.png)
Além disso, os três países-sede já têm posições definidas: México no grupo A, Canadá no B e Estados Unidos no D. Os demais potes seguirão o critério do ranking da Fifa. Cada grupo poderá ter apenas uma seleção por confederação, exceto as europeias, que podem ter duas. Do mesmo modo, a entidade determinou que Espanha, Argentina, França e Inglaterra, as quatro melhores ranqueadas, fiquem em lados opostos da chave.
Contudo, o sorteio terá um elemento visual diferenciado. As bolinhas dos países-sede terão cores específicas: azul para os Estados Unidos, verde para o México e vermelho para o Canadá. As demais seleções terão bolinhas brancas. A partir disso, a distribuição seguirá a ordem dos grupos, do A ao L, sempre respeitando as restrições continentais.
Repescagens ainda definem seis vagas
Atualmente, seis seleções ainda buscam vaga para completar as 48 equipes do Mundial. Quatro virão das repescagens europeias, com 16 participantes divididos em quatro chaves.
Europa A: Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia
Euro B: Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia
Europa C: Turquia, Romênia, Eslováquia e Kosovo
Euro D: República Tcheca, Irlanda, Dinamarca e Macedônia do Norte
Por outro lado, duas vagas virão da repescagem intercontinental, que terá seleções de diferentes continentes.
Intercontinental 1: RD Congo, Jamaica e Nova Caledônia
Intercontinental 2: Bolívia, Suriname e Iraque
Finalmente, apenas no sábado as seleções terão o panorama completo de seus caminhos no Mundial. Dessa forma, a etapa dupla de anúncios transforma o fim de semana em um dos momentos mais aguardados da preparação para a Copa de 2026. Enfim, o Brasil e as demais equipes só poderão planejar seus deslocamentos, descansos e estratégias quando a tabela for oficialmente fechada.
Siga o Sintonia Esportiva no Instagram! @SintoniaEsportiva



