O Brasil derrotou a Argentina pelo placar de 2 a 1 e conquistou o Hexacampeonato da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. O título mundial não vinha desde 2012, em final vencida contra a Espanha. Com gols de Ferrão e Rafa Santos, seleção brasileira levanta a taça de campeão. Se contarmos as edições de mundial organizadas pela antiga FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão), o Brasil tem ao todo, oito títulos mundiais.
Além do título mundial de futsal, conquistado neste domingo, no Uzbequistão, o Brasil tem mais um motivo para comemorar. Com a vitória sobre os Hermanos, a seleção brasileira impediu que a arquirrival igualasse um feito que só a nação verde-amarela tem: o de campeão mundial unificado no campo e na quadra. O Brasil ostentou tal status nos anos 90, já que ganhou as Copas do Mundo de Futsal de 1992 e 1996 e também foi tetracampeão mundial de futebol de 1994, nos Estados Unidos.
Autor do primeiro gol na final, Ferrão teve uma lesão muscular na posterior da coxa direita ainda na primeira fase da competição. Já Rafa Santos machucou o joelho nas quartas de final diante do Marrocos e correu o risco de ficar fora dos jogos decisivos da semifinal e final, mas conseguiu entrar em quadra.
– Tem um cara que eu tenho que agradecer é o nosso fisio, o Kleber, me salvou. Acho que em qualquer lugar que eu estivesse no mundo, eu não ia conseguir jogar. Mas ele falou que eu iria jogar, que minha lesão não iria aumentar, que meu joelho poderia inchar, ele ia liberar, eu jogaria de novo. Fiz um trabalho forte com ele, deu certo e pude ajudar nessa conquista – disse Rafa Sant