Pela primeira vez na sua história o Botafogo de Futebol e Regatas é campeão da CONMEBOL Libertadores. O alvinegro derrotou o Atlético-MG pelo placar de 3 a 1 no estádio Monumental de Nunez em Buenos Aires, capital da Argentina. Com um futebol de encher os olhos dos torcedores e da mídia, o Glorioso chegou ao tipo da América do Sul com organização dentro e fora dos campos. Sob comando de Arthur Jorge e do bilionário norte-amercano John Textor, o clube se estruturou depois da temporada traumática do ano passado, para chegar ao patamar de melhor time do continente.
Relembre a campanha do título do Botafogo
A equipe iniciou a Libertadores ainda nas fases anteriores aos grupos depois de terminar o Brasileirão de 2023 na 5ª colocação, quando enfrentou o Aurora, da Bolívia. Após um empate fora de casa em 1 a 1 no jogo de ida, o Glorioso goleou os bolivianos por 6 a 0 no estádio Nilton Santos e avançou de fase.
Depois, na terceira rodada, recebeu o RB Bragantino no Rio de Janeiro e venceu por 2 a 1. Na volta, em Bragança Paulista, segurou outro empate em 1 a 1 longe de seus domínios e garantiu uma vaga na fase de grupos.
Fase de Grupos
O Botafogo caiu no Grupo D da Copa Libertadores, com a sempre forte equipe da LDU, do Equador, Universitario, do Peru e Junior Barranquilla, da Colômbia.
Após uma derrota na estreia em casa para o Junior Barranquilla, o Glorioso contratou o técnico Artur Jorge, que estreou com derrota na segunda rodada, fora de casa, contra a LDU. Entretanto, o Botafogo conseguiu três vitórias seguidas e, logo após um empate sem gols com o Barranquila, garantiu uma vaga nas oitavas de final da competição.
No mata-mata, passou por gigantes do futebol sul-americano: nas oitavas passou pelo Palmeiras que era um dos principais favoritos para garantir a taça. Na fase seguinte, o ‘Fogão’ encarou outro paulista e tricampeão, o São Paulo e com dois empates, o Botafogo venceu o tricolor nos pênaltis no MorumBIS. Nas Semifinais os Uruguaios do Penarol, a surpresa da competição continental, que eliminou o Flamengo de Tite. O alvinegro não quis saber disso e no primeiro jogo goleou o adversário por 5 a 0 no Milton Santos. Na volta no Estádio Centenário em Montevidéu um susto com a derrota por 3 a 1 e avançou para a grande final contra o Galo.
Com o título inédito o Botafogo garantiu vaga no Supermudial de Clubes da FIFA no ano que vem e na Copa Intercontinental desse ano que será disputada em dezembro no Catar, além da Recopa Sul-Americana de 2025 contra o Racing da Argentina, campeão da Sul-Americana.