Com a temporada 2022 chegando a sua reta final no Brasil, as movimentações de mercado e as avaliações de desempenho já começam a ser feitas, visando o mercado de transferências brasileiro para a temporada 2023. E não só os atletas de times de maior expressão ou poderio financeiro tiveram destaques nessa temporada, já que vários jogadores de times tidos como “médios” e “pequenos” tiveram grande atuação na temporada, independentemente dos resultados de seus clubes nas competições.
Com isso, trazemos alguns bons nomes que podem movimentar o mercado interno brasileiro na próxima temporada.
Vamos lá!
Pedro Raul – Atacante – Goiás
(Divulgação/Goiás E.C.)
Com 14 gols em 24 jogos, Pedro Raul é o atual vice artilheiro do Campeonato Brasileiro, assim o credenciando a ser umas das peças mais cobiçadas no próximo período de transferências. Móvel, forte no jogo aéreo e ótimo finalizador, o atacante esmeraldino tem tudo para atuar em um clube com um elenco mais qualificado na próxima temporada (seja aqui no Brasil ou fora).
O atacante, de 25 anos, pertence ao Kashiwa Reysol, do Japão, e está avaliado em dois milhões de euros*.
Números 2022 (Brasileirão, Campeonato Goiano e Copa do Brasil)
40 jogos
21 gols
2 assistências
5 cartões amarelos
0 cartões vermelhos
Gabriel Baralhas – Volante – Atlético Goianiense
(Alan Deyvid/Atlético-GO)
Com uma boa temporada nas copas (semifinalista da Sul-americana e quarto finalista da Copa do Brasil), mas beirando o rebaixamento na série A, o Atlético-GO viveu uma temporada “montanha russa” em 2022. Mas apesar disso, surgiram bons nomes na equipe goiana, e Gabriel Baralhas, sem sombra de dúvida, é um deles.
Ótimo marcador e com boa saída de bola, o cão de guarda do dragão foi de grande importância para a ótima temporada nas copas, inclusive marcando o gol da classificação para as oitavas de final da Copa Sul-americana, contra a LDU, em Quito.
Por ainda ser bem jovem (23 anos) e atuar com a intensidade que o futebol moderno demanda, Gabriel Baralhas é uma peça bastante atrativa para os times da prateleira mais alta na temporada 2023. O valor também atrai, já que o volante é avaliado em oitocentos mil euros*.
Números 2022 (Brasileirão, Campeonato Goiano, Copa do Brasil e Copa Sul-americana)
45 jogos
3 gols
2 assistências
13 cartões amarelos
0 cartões vermelhos
Jorginho – Meia – Atlético Goianiense
(Reprodução/Twitter @ACGOficial)
Acredito que o maior destaque do time goiano na temporada, Jorginho é um jogador que atua em uma posição com escassez de atletas no Brasil, a de “camisa 10 clássico”.
Com uma ótima visão de jogo, chute de média distância e finalização, Jorginho ajudou a levar o Dragão a grande campanha nas copas, e hoje é o principal jogador do time goiano na temporada. Por conta de suas características e qualidades, é mais difícil encontrar no mercado brasileiro um jogador “bom e barato” desse nível, sendo uma ótima contratação para “encorpar” o elenco de um time já pronto.
O que pesa contra o jogador é o valor de mercado, alto para um atleta de 31 anos. Jorginho está avaliado em novecentos mil euros*.
Números 2022 (Brasileirão, Campeonato Goiano, Copa do Brasil e Copa Sul-americana)
52 jogos
9 gols
8 assistências
12 cartões amarelos
0 vermelhos
Andrey – Meia – Coritiba
(Divulgação/Coritiba F.C.)
Antes da sua grave lesão no joelho, em um treino do Coxa no mês de maio desse ano, Andrey era o grande destaque da equipe paranaense, sendo o “motorzinho” do meio campo do Coxa. Com ótima movimentação, chegada na área e versatilidade, Andrey chegou a projetar, no inicio da temporada, ultrapassar a marca de 10 gols no ano. E justamente a versatilidade que, na minha opinião, é o ponto forte do atleta, já que pode atuar tanto como volante, 3º homem de meio campo e meia armador, sem deixar cair a qualidade. Com o Coritiba brigando para não cair, as chances de Andrey ser “seduzido” por uma proposta em 2023 é boa, e seria uma ótima opção para diversas equipes da parte de cima da tabela, inclusive como titular.
Com 24 anos, Andrey é avaliado em três milhões de euros*, e por conta da lesão só poderá atuar em 2023.
Números 2022 (Brasileirão, Campeonato Paranaense e Copa do Brasil)
21 jogos
4 gols
0 assistências
3 cartões amarelos
0 vermelhos
Bissolli – Atacante – Avai
(André Palma Ribeiro/Avaí F. C)
Quase como uma ilha de qualidade nesse elenco do Avai, que briga contra o rebaixamento, Bissoli é um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro 2022 com 12 gols em 23 jogos, três atrás do artilheiro German Cano, do Fluminense, com 15 gols e dois atrás de Pedro Raul, com 14 gols. Com grande faro de gol e um ótimo trabalho de pivô, Bissoli vem se mostrando um jogador que incomoda demais as defesas adversárias, e com um elenco mais qualificado ao redor, pode render ainda mais. O atacante, de 24 anos, pertence ao Athletico Paranaense, aonde viveu altos e baixos na carreira, por isso, foi emprestado ao Avai para tentar recuperar seu bom futebol. Com um futebol de calendário cheio, em que a rotação de elenco está se tornando um diferencial, ter o Bissoli como opção é uma ótima pedida.
Jovem, Bissoli tem somente 24 anos de idade, e um passe fixado em três milhões e quinhentos mil euros*.
Números 2022 (Brasileirão, Campeonato Paranaense e Recopa Sul-americana (pelo Athletico-PR)
29 jogos
12 gols
1 assistência
5 cartões amarelos
0 vermelhos
Tadeu – Goleiro – Goiás
(Divulgação/Goiás E.C.)
Por ultimo ficou meu favorito para essa janela de 2023, Tadeu, goleiro do Goiás. Hoje, se a equipe do técnico Jair Ventura ocupa a 9ª colocação no Campeonato Brasileiro muito se deve aos gols de Pedro Raul e as defesas do goleiro Tadeu. Na minha opinião, o arqueiro esmeraldino hoje está entre os 5 melhores goleiros do Brasileirão, e provavelmente terá uma janela de transferência bastante agitada em dezembro/janeiro. O São Paulo, por exemplo, vive uma indefinição na posição de goleiro, e Tadeu seria um nome para definitivamente resolver o problema da meta tricolor. Tadeu é um goleiro de reflexos rápidos, ótima saída pelo alto e muito bom no 1 contra 1.
Com 30 anos de idade, é jovem para a posição de goleiro, assim podendo render de seis a oito temporadas em alto nível. Com passe fixado em um milhão e quinhentos mil euros*, Tadeu é uma das maiores pechinchas da próxima janela.
Números 2022 (Brasileirão, Campeonato Goiano e Copa do Brasil)
48 jogos
53 gols sofridos
17 jogos sem ser vazado
1 cartão amarelo
0 vermelhos
E ai sintonizados, concordam com os nomes? Incluiriam mais algum?
*Valores retirados do site Transfermarkt.