Nesta última segunda-feira, em Luque-PAR, estávamos preparados para cobrir e reportar todos os detalhes do sorteio da CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sudamericana.
Entretanto, as falas infelizes dos presidentes da CONMEBOL e do Peñarol, Alejandro Domínguez e Ignacio Ruglio, respectivamente, brincaram com os brasileiros com alcunhas racistas e procuraram diminuir os crimes de injúria racial contra o atleta Luighi, do Palmeiras. O caso ocorreu durante a partida entre Cerro Porteño x Palmeiras, pela Libertadores Sub-20.
Antes de entrarmos nesta seara, porém, vamos falar do que realmente deveria brilhar naquela noite. Portanto, vamos falar dos grupos da CONMEBOL Libertadores 2025 e CONMEBOL Sudamericana 2025.
Antes das aspas infelizes, a atenção estava nas Bolinhas
Primeiramente, os grupos da CONMEBOL Sudamericana
A Conmebol sorteou no Centro de Convenções da entidade, em Luque, no Paraguai, os grupos da Copa Sul-Americana 2025. O Evento contou com a presença de Dirigentes, Ex-Jogadores, a presidência da Confederação Sul-Americana de Futebol e a apresentação do jornalista argentino Juan José Buscalia e da jornalista brasileira ex-Fox Sports, Helena Calil.
O Brasil buscará a Grande Conquista através de seus representantes: Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Vasco e Vitória. Vale lembrar que times do mesmo país não podem se enfrentar na fase de grupos, e nenhum destes clubes venceu a competição, embora, exceto o Vitória, todos já conquistaram a Libertadores.
Quatro clubes brasileiros estavam no sorteio como cabeças-de-chave: Atlético-MG, Cruzeiro, Fluminense e Grêmio. O Vasco está no pote 2, enquanto Vitória e Corinthians estão no pote 4.
Veja os grupos da Copa Sul-Americana 2025
-
Grupo A
- Independiente-ARG
- Guaraní-PAR
- Nacional Potosí-BOL
- Boston River-URU
-
Grupo B
- Defensa y Justicia-ARG
- Universidad Católica-EQU
- Cerro Largo-URU
- Vitória
-
Grupo C
- América de Cali-COL
- Huracán-ARG
- Racing-URU
- Corinthians
-
Grupo D
- Grêmio
- Godoy Cruz-ARG
- Sportivo Luqueño-PAR
- Atlético Grau-PER
-
Grupo E
- Cruzeiro
- Palestino-CHL
- Unión de Santa Fe-ARG
- Mushuc Runa-EQU
-
Grupo F
- Fluminense
- Unión Española-CHL
- Once Caldas-COL
- GV San José-BOL
-
Grupo G
- Lanús-ARG
- Vasco da Gama
- Academia Puerto Cabello-VEN
- Melgar-PER
-
Grupo H
- Atlético-MG
- Caracas-VEN
- Cienciano-PER
- Deportes Iquique-CHI
A final da Copa Sul-Americana 2025 está marcada para 22 de novembro, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O sorteio em si, também cometeu uma grande gafe. O Vitória, que estava no pote 4, e caiu no Grupo B da competição, junto ao Defensa y Justicia-ARG, Universidad Católica-EQU e Cerro Largo-URU.
Assim que teve seu nome retirado do pote, houve certa demora para que o clube aparecesse dentro de seu grupo na transmissão oficial.
Ao ser colocado em seu devido lugar, o Vitória reapareceu no sorteio, desta vez no Grupo D. Tal situação causou estranheza e dúvidas durante a transmissão. O clube baiano foi colocado no lugar do Atlético Grau, no grupo com Grêmio, Godoy Cruz-ARG e Sportivo Luqueño-PAR.
O Vitória estará no Grupo B, e não no Grupo D da competição. A presença do Rubro-Negro Baiano no grupo D era impossível pela presença do Grêmio nele.
E pra fechar, o Sorteio da Libertadores
Posteriormente, os oito grupos da Copa Libertadores da América 2025 foram sorteados no Centro de Convenções da entidade. O Brasil terá sete representantes no torneio, entre eles o atual campeão, Botafogo. Bahia, Fortaleza, Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo também lutarão pela Glória Eterna. Apenas os representantes da região Nordeste não foram campeões da América.
O Grupo da Morte será o F, onde teremos os brasileiros Bahia e Internacional, que enfrentarão o Nacional do Uruguai, Tri-Campeão da Libertadores, e o colombiano Bi-Campeão da América, Atlético Nacional.
Flamengo e Palmeiras terão que enfrentar em seus grupos, o rival invisível mais temido do torneio: A Altitude.
Veja os grupos da Copa Sul-Americana 2025
-
Grupo A
- Botafogo
- Estudiantes de La Plata-ARG
- Universidad de Chile
- Carabobo-VEN
-
Grupo B
- River Plate
- Independiente del Valle-EQU
- Universitario-PER
- Barcelona-EQU
-
Grupo C
- Flamengo
- LDU-EQU
- Deportivo Táchira-VEN
- Central Córdoba-ARG
-
Grupo D
- São Paulo
- Libertad-PAR
- Talleres-ARG
- Alianza Lima-PER
-
Grupo E
- Racing-ARG
- Colo-Colo-CHL
- Fortaleza
- Atlético Bucaramanga-COL
-
Grupo F
- Nacional-URU
- Internacional
- Atlético Nacional-COL
- Bahia
-
Grupo G
- Palmeiras
- Bolívar-BOL
- Sporting Cristal-PER
- Cerro Porteño-PAR
-
Grupo H
- Peñarol-URU
- Olimpia-PAR
- Vélez Sarsfield-ARG
- San Antonio-BOL
Curiosidades: O São Paulo caiu no grupo D, o Grupo onde saiu dos campeões da Libertadores desde 2018 (River Plate, Flamengo 2x, Palmeiras 2x, Fluminense e Botafogo), todavia, o Alianza Lima está presente na chave, e desde 1998 nenhum clube que esteve no mesmo quarteto com os peruanos foi campeão da Libertadores. Apenas o Cruzeiro conseguiu este feito.
Veja no vídeo abaixo como foi a Cerimônia de Sorteio dos grupos
Falas Infelizes de grandes Presidentes: Racismo visto com “Brincadeiras” ou como “drama de brasileiro”
Envolta à expectativa da definição dos Grupos, o presidente do Peñarol, Ignacio Ruglio, declarou uma aspa das mais infelizes no programa “Minuto Uno”, da rádio uruguaia Carve Deportiva sobre o caso do atacante Luighi, que sofreu injúria racial junto com o meia Figueiredo, hostilizados por um torcedor do Cerro Porteño que imitava atos de um macaco:
— O que ocorre é que eles (os brasileiros) te matam, fazem o que querem com você, liberam áreas para você, e assim acontecem essas situações, fazem um gesto e já se torna um drama. De fato, um gesto mínimo, que não deveria ser realizado, mas um pequeno gesto feito no Brasil se transforma em um drama. Contudo, eles liberam áreas para você, te espancam, te mantêm preso por quatro meses, as pessoas são detidas lá e nada acontece —, declarou Ruglio.
Primeiramente, devemos lembrar que não apenas os “Barra Bravas” brasileiros são violentos, mas o problema de brigas e confusões entre torcidas se espalham por todo o continente sul-americano. Casos de brigas entre torcedores do Peñarol e de torcidas brasileiras existem desde 1993, na decisão da Copa Conmebol entre Botafogo x Peñarol.
Desde então houve confronto, envolvendo racismo no caso Arena MRV, um idoso morto tentando apartar uma briga entre uruguaios e torcedores do Flamengo em Copacabana após ser covardemente espancado, além da terrível cena de rebeldia, repito, rebeldia, dos bandidos trajados de torcedores do Peñarol. O jornal O Globo levantou um dossiê desses casos.
+ Messi sofre lesão e desfalca Argentina contra o Brasil
A própria barra brava mais temida do Uruguai, a Barra Amsterdam, pediu que evitassem confrontos com os torcedores do Botafogo no Rio de Janeiro. Porém, classificou os acontecimentos no Rio como “repressão brutal da polícia”, e que os presos estavam em situação de “reféns e chantagem”. Os mesmos homens que saquearam quiosques, furtaram ambulantes e molestaram mulheres na praia, que não tinham nada a ver com os confrontos entre torcedores do Botafogo e do Peñarol, e ainda assim, a polícia deve ficar omissa?
Oras, é completamente leviana uma declaração como essa, mas é esperado vir da organizada mais perigosa do Uruguai. Agora, o revoltante é ver o Presidente do Clube ignorar o fato dos torcedores do clube que ele gerencia, manchar a imagem do mesmo em brigas, e ainda assim defendê-los, com um pretexto sem sentido onde eles são as “vítimas de uma violência institucionalizada do Brasil”.
+ Após muitas lesões, Paul George está fora da temporada regular
Infelizes por Infelizes: Alejandro Domínguez se contradiz do que disse no palco
Durante o Sorteio, o Presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, fez um belo discurso em apoio ao combate contra o Racismo, relatando que este “é um problema não só do futebol, mas de toda sociedade, e que a Confederação Sul-Americana de Futebol enaltecerá ainda mais a campanha ‘Basta de Racismo’ nos jogos da Libertadores e Sul-Americana”. Entretanto, tudo não passou de demagogia quando, após o evento, na zona mista, o mandatário maior do Futebol da América do Sul fez uma brincadeira infeliz após perguntado de uma saída dos clubes brasileiros dos torneios CONMEBOL para disputar os torneios da CONCACAF: “Isso seria como Tarzan sem Chita”.
Embora alguns na internet vejam apenas como uma brincadeira, inclusive o próprio Domínguez, este foi um comparativo extremamente contraditório com o demagogo discurso durante a cerimônia, além de ser uma postura indigna de alguém que está no posto de presidente de uma confederação que se diz “Acreditar no que é grande”.
A Presidente do Palmeiras, Leila Pereira não poupou críticas à fala de Alejandro Domínguez, e ela mesma sentiu-se até surpresa com a declaração, acreditando até que fora manipulada por Inteligência Artificial:
A TNT Sports Chile captou a cena, e a TNT Sports Brasil deu holofotes ao caso. Sem saída, Alejandro Domínguez emitiu uma nota pedindo desculpas ao ocorrido:
“Em relação a minhas recentes declarações, quero expressar minhas desculpas. A expressão que utilizei é uma frase popular e jamais tive a intenção de menosprezar nem desqualificar ninguém. A CONMEBOL Libertadores é impensável sem a participação de clubes dos dez países membros.
Sempre promovi o respeito e a inclusão no futebol e na sociedade, valores fundamentais para a CONMEBOL. Reafirmo meu compromiso de seguir trabalhando por um futebol mais justo, unido e livre de descriminação.”
O que eu espero de tudo isso, é que haja humanidade a estes cidadãos, que involuntariamente ou não, disseminaram o ódio ao futebol sul-americano nesta semana.