Na tarde desta terça-feira (31), o Palmeiras anunciou mais um grande reforço para a temporada de 2025: o atacante Paulinho, que estava no Atlético Mineiro.
O jogador já era um sonho antigo do clube alviverde. Em 2022, o Palmeiras tentou a contratação do atacante quando ele ainda estava no Bayer Leverkusen. Porém, naquele ano, Paulinho acabou se transferindo para o Atlético-MG.
Negociação
Após uma longa negociação entre as partes, os clubes chegaram a um acordo para a transferência do atacante. O clube paulista irá pagar 18 milhões de euros (cerca de R$ 115 milhões) ao Galo, além de envolver dois jogadores na transferência: Patrick, volante e capitão da equipe sub-20, e Gabriel Menino, jogador de 24 anos e multicampeão pela equipe alviverde.
O contrato assinado pelo jogador será de cinco temporadas, até o fim de 2029.
Desempenho
O jogador de 24 anos é visto como um grande reforço para o elenco da equipe palmeirense. Paulinho é um atleta versátil, capaz de atuar em diversas funções do ataque, inclusive como centroavante, posição carente na equipe nos últimos anos.
Em 2024, disputou 59 jogos e marcou 19 gols, sendo 7 deles na Libertadores, competição na qual o Galo foi finalista.
Após perder as finais da Copa do Brasil e da Libertadores e conquistar apenas dois títulos do Campeonato Mineiro, Paulinho encerra sua passagem pelo Atlético Mineiro com 120 jogos, 50 gols e 12 assistências.
Nas duas temporadas pela equipe, Paulinho se destacou com as artilharias do Brasileirão 2023, com 20 gols, e da Libertadores 2024, com 7 gols.
Trajetória
Revelado pelo Vasco em 2017, Paulinho foi vendido ao Bayer Leverkusen por 18,5 milhões de euros em julho de 2018. Após cinco anos no clube alemão, foi emprestado ao Galo em janeiro de 2023 e contratado em definitivo após seu contrato com o clube alemão expirar, em julho do mesmo ano.
Depois de duas temporadas no clube mineiro, Paulinho chega ao Verdão aos 24 anos de idade.
Estreia
O atacante deve estrear pelo Palmeiras apenas após o primeiro trimestre de 2025, entre abril e maio. Paulinho precisou passar por uma cirurgia no início de dezembro para reparar uma fratura óssea na tíbia da perna direita. A diretoria palmeirense não vê o procedimento como um empecilho para a contratação do jogador, pois a operação é considerada simples.
O jogador chegará como um nome de peso para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, que será realizado nos Estados Unidos entre junho e julho de 2025.