Está chegando a hora, um jogo bastante esperado, e que terá o encontro de duas potências do futebol brasileiro, as duas equipes que mais se fortaleceram economicamente na década, o duelo de 2021 coloca a frente os dois últimos campeões da Taça Libertadores da América. Palmeiras x Flamengo, no Estádio Centenário, em Montevidéu, tem tudo para ser uma das finais mais épicas da competição.
E a pergunta que não quer calar é a seguinte: quem é o
favorito pra conquistar o título?
Dois treinadores bem diferentes, e que vivem amor e ódio com seus torcedores.
Abel Ferreira conquistou a Libertadores no ano passado, mas viveu uma temporada de altos e baixos, ora criticado, ora elogiado, a equipe palmeirense viveu em uma gangorra, até nessas últimas partidas pelo Brasileiro, que antecederam a final. O Palmeiras até conseguiu boas exibições, mas foi inconstante.
O Verdão vem com moral de ter parado um dos favoritos, o Atlético Mineiro, e tudo na base da estratégia. Uns vão dizer que o Palmeiras chegou na final, no modo defensivo, já outros vão valorizar que o treinador palmeirense foi inteligente no momento certo pra matar o jogo, e com méritos chegaram a essa final.
Já o Flamengo massacrou os adversários, nas oitavas, nas quartas e nas semi, tá certo que não enfrentou um adversário à nível Galo na fase anterior, porém chegou ao jogo decisivo com autoridade, sem dar chances para o rival.
Renato Gaúcho iniciou de forma avassaladora no comando do Rubro-Negro, foram muitas goleadas e recuperou dois atletas que estavam em baixa, são os casos de Vitinho e Michael. Sobre o último, virou um jogador chave e titular na maioria das vezes, hoje é um dos artilheiros do Brasileirão.
E o que esperar dessa final?
O Palmeiras talvez jogue com três zagueiros, é uma possibilidade, e nessa questão entra Felipe Melo, o atleta tem a capacidade de fazer o papel de terceiro zagueiro ou volante, então ele entrando cria-se até uma dúvida inicial no adversário. Uma única peça pode mexer com outras, e com a mobilidade de alguns.
O bom desse Palmeiras, é que os meias são versáteis, tanto Danilo, Zé Rafael, Veiga ou Scarpa, podem iniciar numa posição, mas fazer uma função diferente. Esse é o diferencial do Abel, tem a estratégia como seu trunfo. Tanto Dudu e Rony também podem criar confusão e usar a jogada individual ou a velocidade a seu favor.
Outro ponto pra ser destacado no Alviverde, é a bola parada. E com essa o Flamengo não pode dar mole, Scarpa e Veiga já mostraram o quanto podem ser decisivos, além disso chutam muito bem de fora da área. O coletivo do Palmeiras é a chave.
E o Flamengo, podemos dizer que o talento de seus atletas é o diferencial.
Tem jogadores que podem decidir com um drible e arranque, no caso de BH ou Michael, com um passe certeiro no caso do Everton Ribeiro, com um passe ou poder de infiltração no exemplo do Arrascaeta. Ou com um finalização matadora, como a de Gabriel, que decidiu em 2019, assim.
Só alguns destaques, pois você tem um David Luiz, que é jogador nível Europa e apesar de ser defensor, pode ser um diferencial até na criação em momentos chave da partida. No talento, o Flamengo pode decidir o campeonato.
Espero que tenha tirado as dúvidas sobre o favoritismo dessa partida. Claro que ainda tem outros pontos a se destacar, mas na real, tudo pode acontecer. E irá vencer quem tiver mais vontade e estiver mais ligado. Promessa de um jogo muito bom, digno de final de Libertadores.
Análise por Pedro Icaro Costa
https://radiosintoniaesportiva.com.br/ponte-preta-termina-serie-b-com-virada-pra-cima-do-coritiba/